No passado dia 3 de fevereiro, dezasseis professores participaram no Workshop CanSat Junior Açores que assinala o arranque da segunda edição deste projeto na Região. A formação decorreu nas instalações do OASA – Observatório Astronómico de Santana, e esteve a cargo do ESERO-Portugal/Ciência Viva, com a colaboração da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), no âmbito de uma parceria entre aquela instituição e o Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência. O CanSat Júnior Açores é uma das ações incluídas na Estratégia dos Açores para o Espaço – Eixo Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço. Destinado aos alunos do 3º ciclo do ensino geral, o CanSat Junior consiste na simulação de um projeto espacial “real”: construção, programação e lançamento de um microssatélite equipado com subsistemas de processamento de dados, sensores, sistema de alimentação e de comunicações, conceptualmente idêntico ao de um satélite real. Durante o lançamento e descida controlada por um paraquedas, o pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante comunica com uma estação base, também ela construída e operada pelos alunos.
O objetivo é proporcionar aos nossos jovens a participação num projeto colaborativo, disruptivo e transformador, onde as ciências e tecnologias espaciais se articulam com o currículo do ensino geral, proporcionando uma experiência enriquecedora e de verdadeiro trabalho em equipa, motivando, igualmente, os nossos jovens para percursos académicos no domínio das carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com ligação direta ou indireta ao setor aeroespacial.
Criado em Portugal pelo delegação nacional do ESERO, esta segunda edição regional do CanSat Junior envolve cerca de 100 participantes, num total de 15 equipas oriundas de 8 ilhas do arquipélago.