Entre 10 e 14 de julho, 25 profissionais de educação reunem-se em Santa Maria para uma hackathon verdadeiramente inspirada no Espaço! Este ano o tema será o regresso à Lua, inspirado pelo lançamento da missão Artemis I da NASA.
Durante os 5 dias da formação, dinamizada pelo ESERO/Ciência Viva em parceria com o Governo dos Açores, e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, com o apoio local do Expolab, os educadores terão ainda acesso a uma compoenente de formação em TRM – Team Resource Management, dada pela NAV Portugal.
Nesta maratona de inovação educativa serão abordados temas atuais e contextualizados à temática, tais como a geologia da lua, o sistema solar, robótica lunar, mecânica orbital, medicina espacial, entre muitos outros.
A exploração espacial é um recurso educativo de extraordinária importância pois abrange um amplo conjunto de temáticas que podem ser transformadas em recursos par aplicação em sala de aula, no contexto dos conteúdos curriculares de inúmeras disciplinas.
Esta formação será acreditada para efeitos da carreira docente.
O CanSat Junior Açores é um projeto educativo destinado a alunos do 3º ciclo do ensino básico, incluído na dinamização no eixo Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço, da Estratégia dos Açores para o Espaço, que ambiciona criar um quadro cultural/educativo capaz de impulsionar o desenvolvimento sustentável do sector espacial na região e no país, ao contribuir para formar gerações de Açorianos altamente qualificadas e direcionadas para áreas direta ou indiretamente relacionadas com o setor espacial.
Esta iniciativa é organizada em parceira com o ESERO Portugal (entidade que criou o projeto CanSat Junior a nível europeu), a Ciência Viva, a Agência Espacial Europeia (ESA), e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, contando com diversos parceiros regionais, nacionais e internacionais. O CanSat Junior é um projeto eminentemente científico e tecnológico baseado num contexto espacial “real” – construção e lançamento de um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante, equipado com sensores, e sistema de comunicações, capaz de medir parâmetros atmosféricos e enviar dados por telemetria para uma estação terrestre operada pelos alunos.
Veja mais sobre as edições do CanSat Junior Açores: