Diário de Bordo Cinco estudantes açorianos entre os finalistas da 2.ª edição do Zero-G Portugal!

Cinco estudantes açorianos entre os finalistas da 2.ª edição do Zero-G Portugal!

Depois de um processo de seleção que pôs à prova várias valências, 30 jovens estudantes portugueses terão a oportunidade de realizar um voo parabólico. Pela primeira vez há candidatos dos Açores, Madeira, Beja e Faro.

Após quatro meses de provas eliminatórias, foram selecionados os 30 finalistas da 2.ª edição do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia. A iniciativa, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, vai levar, mais uma vez, estudantes do ensino básico e secundário num voo parabólico a bordo do Airbus A310, da empresa francesa Novespace. O voo, com partida a 3 de setembro, da Base Aérea Nº 11, em Beja, permitirá que os tripulantes experimentem a sensação de gravidade zero que os astronautas sentem no Espaço.

Dos 30 participantes selecionados, 20 são rapazes e 10 são raparigas. Quanto à proveniência dos finalistas, a edição deste ano da iniciativa registou uma maior representatividade geográfica: pela primeira vez, há finalistas vindos das Regiões Autónomas dos Açores (3 da ilha Terceira e 2 da ilha de Santa Maria) e da Madeira, de Faro e de Beja, mas também de Lisboa, Santarém, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Braga, Porto e Setúbal.

A nível da distribuição por anos de escolaridade, 27 finalistas frequentam o Ensino Secundário (14 estão no 10.º ano; 13, no 11.º) e 3 são alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico (dois do 9.º ano, um do 8.º ano).

A Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço participou na divulgação desta iniciativa junto da comunidade educativa açoriana, com a Agência Espacial Portuguesa.

Foto: Agência Espacial Portuguesa

This site is registered on wpml.org as a development site.