Concurso para o Porto Espacial de Santa Maria deve ser lançado em março, diz Susete Amaro

A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital aponta para março o lançamento do novo concurso para a construção do Porto Espacial na ilha de Santa Maria.

 

Susete Amaro sublinha que, ao longo dos últimos dois meses, o Governo dos Açores, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, tem trabalhado com especialistas em matéria jurídica e espacial, no sentido de encontrar o modelo adequado para o novo concurso, cujos pressupostos e respetivo caderno de encargos estão a ser ultimados.

 

Para a governante, “é importante ter em conta que, em relação ao concurso anterior, a primeira decisão do tribunal foi em novembro e a notificação ao Governo Regional em dezembro do ano passado”.

 

Desde esse momento, assinala a Secretária Regional, tem-se trabalhado “para adequar as peças nos termos e de acordo com a orientação do tribunal, ouvindo vários consultores e com o apoio de um gabinete jurídico externo”.

Não há, na opinião de Susete Amaro, nenhuma possibilidade de comparação entre a construção do ‘Space Port’ nos Açores e o que se encontra em atividade na Nova Zelândia, uma vez que este “foi inaugurado em setembro de 2016 e, portanto, muito antes de este assunto ter sido falado na nossa região”, nem com quaisquer outros, “uma vez que é a localização e qualidade do projeto do ‘Space Port’ na ilha de Santa Maria que é a marca distintiva e não a lógica de quem chega primeiro”.

 

“Queremos que seja efetivamente uma mais-valia para a ilha de Santa Maria em particular, e para os Açores em geral, ponderados todos os fatores, desde logo técnicos, ambientais, económicos entre outros. Não estamos reféns das agendas de ninguém. Queremos o melhor para Santa Maria e para os Açores”, afiança a governante.

A construção do Porto Espacial de Santa Maria integra a Estratégia dos Açores para o Espaço, apresentada publicamente em novembro do ano passado, e constitui uma das apostas do Governo dos Açores para o reforço da posição estratégica do arquipélago na indústria aeroespacial e para a criação de emprego e dinamização económica da ilha de Santa Maria.

1 thought on “Concurso para o Porto Espacial de Santa Maria deve ser lançado em março, diz Susete Amaro”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPT